1 de março de 2016

(ULTIMA ATUALIZAÇÃO EM 04/04/2017)

Olá pessoal, este post tem a finalidade de expor minha experiência na Cirurgia Refrativa de Miopia com a Técnica PRK. Vou contar como tudo começou, os tipos de cirurgia, como foi minha recuperação e os resultados.

Meu histórico de miopia começou cedo... 
Com 12 anos de idade comecei com 1,50 de miopia em cada olho, ao passar dos anos só aumentou cada vez mais o grau. Aos 15 anos comecei a fazer o uso de lentes de contato, notei que depois do uso das lentes o grau aumentava, mas, não tanto como quando eu só fazia o uso de óculos. Comecei com lentes de longa duração. Depois passei a usar somente as lentes descartáveis. Recentemente, em agosto do ano passado (2015) tive uma conjuntivite que nunca tinha pego antes, fiquei pelo menos uns 4 meses em tratamento, fazendo uso de antibiótico. Depois disso, meus olhos nunca mais foram os mesmos, pois passei a ter intolerância ao uso de lentes de contato, não conseguia ficar se quer 3 horas com as lentes nos olhos, usando apenas óculos que é uma coisa que odeio.




Hoje com quase 26 anos de idade uso 6.00 graus de miopia em cada olho. Já faz algum tempo que meu grau estabilizou, foi quando minha médica na ultima consulta me perguntou se eu não teria interesse de fazer a cirurgia. Já pensei em outras épocas da minha vida sobre esse assunto, mas sempre tive medo.

Como disse odeio usar óculos pois pra quem usa e tem um grau elevado igual ao meu, sabe bem do que estou falando. Meus óculos sempre tiveram que ser de armação toda fechada, com lentes policarbonato, que ainda assim era inevitável a aparência grossa das lentes, deixando aquele aspecto fundo de garrafa e os olhos bem pequenos. Isso sempre me incomodou! Eu poderia escolher a armação mais bonita na ótica, mas quando as lentes certas com meu grau eram colocadas no óculos, mudava totalmente a aparência dele. Sempre fiquei chateada com isso, e andar de óculos é algo que sempre me deixou com baixa auto estima, me sinto feia.

Foi então que depois que fui obrigada a manter o uso apenas de óculos, é que eu tomei a decisão de fazer a cirurgia  e me livrar de uma vez por todas de lentes de contato e óculos fundo de garrafa!

Consultei novamente minha oftalmologista e ela me encaminhou para uma avaliação com um cirurgião. Depois da avaliação o médico começou a me explicar os tipos de cirurgias que existem. É importante vocês saberem que nessa avaliação foi feito 4 tipos de exames bem rápidos, mas você deve estar pelo menos com 15 dias sem o uso de lente de contato, como eu já estava usando só óculos, não foi problema pra mim. 

Tipos de Cirurgia:

A primeira é a PRK, na qual o cirurgião simplesmente retira o epitélio por raspagem. O laser é aplicado na superfície da córnea exposta e é colocada uma lente de contato protetora até que o epitélio cresça de novo, a recuperação é mais lenta e pode ser dolorosa.

A segunda, e mais popular, é a LASIK, onde o cirurgião utiliza um aparelhinho que faz um corte na superfície do olho, levantando uma película (chamada de flap) como se tirasse a tampa de uma laranja para expor a córnea. Após o laser ser aplicado, a tampinha é recolocada e ela "cola" quase instantaneamente, o resultado é rápido, saindo da cirurgia enxergando praticamente tudo.

Ambos os procedimentos é usado o laser para a correção do grau, e o mais indicado para o meu tipo de córnea seria a Técnica de PRK.

Como disse a recuperação da PRK é lenta, no pós cirúrgico o paciente fica por 5 dias usando a lente que foi colocada durante a cirurgia, que serve como proteção e ajuda na cicatrização e renovação do epitélio. A PRK é mais chata pelo fato de demorar mais ou menos 1 mês para o resultado final ser alcançado. Os primeiros dias depois da cirurgia podem ser meio chatinhos, e talvez dolorosos. A visão ficará sensivel, podendo arder, vontade de coçar os olhos que é uma coisa que você não pode fazer, mas cada caso é um caso.

A cirurgia (escrito em 06/03/2016)

Foi no dia 02-03-2016 numa quarta-feira no - UNICO - Unidade de Cirurgia Ocular na Av. Ibirapuera em São Paulo. No dia eu até dormi bem, achei que ficaria mais ansiosa e que não conseguiria dormir nada. A cirurgia estava marcada pras 14h30, tinha outras pessoas aguardando para operar no mesmo dia. Logo após ter feito a minha ficha, a moça me deu algumas orientações. de que eu deveria deixar todos os meus pertences com o acompanhante, tirar brincos, relógio, inclusive o óculos e lavar o rosto. Logo fui chamada para o andar da cirurgia, o acompanhante deveria estar comigo o tempo todo, menos dentro da sala de operação.

Todos que foram operar já estavam no andar da cirurgia, depois veio o médico cirurgião. Ele fez algumas gracinhas quando viu a gente, só pra descontrair e tirar a tensão. Ele informou que faria um revezamento de pacientes na seqüência das operações, um LASIK, outro PRK, um LASIK outro PRK, assim por diante.

A primeira paciente foi chamada, depois eu, logo deduzi que o dela seria LASIK, entrei numa salinha, na qual a paciente que entrou na minha frente já estava preparada para entrar na cirurgia. Uma das assistentes do hospital me orientou a colocar a proteção nos pés, colocou uma toquinha no meu cabelo, e por último uma capa no corpo. Ela limpou meu rosto com algodão com algum produto, então ela me disse que a partir dali eu não poderia colocar a mão no rosto pra não infectar (parece uma coisa né? quando você não pode coçar é ai que da vontade, rsrs) Ela me perguntou se eu tinha alguma alergia a algum medicamento, eu disse que não e ai ela aplicou umas 3 vezes o anestésico em ambos os olhos, pediu pra eu ficar de olhos fechados, perguntou se eu estava nervosa, eu disse que sim e ela me deu uma bolinha pra ficar apertando pra tirar a tensão. Nesse meio tempo a menina que estava na minha frente pra operar já tinha entrado, e logo veio o seguinte paciente para a preparação.

Cerca de uns 10 minutos depois eu fui chamada, a assistente pegou em minha mão e me conduziu até a sala da cirurgia, sempre muito atenciosa e educada. Me levou até a maca e nela tinha um apoio na cabeça para mante-la parada, logo a maquina foi se movimentando acima do meu rosto, uns dois palmos, havia luzes ao redor dela, e uma no centro de cor verde.

Uma outra assistente do meu lado começou a conversar comigo e me preparar, colocou um tampão de algodão no olho esquerdo, colocou algodões nos dois lados debaixo da toca nas têmporas, depois ela disse que colocaria um afastador no olho direito para mante-lo aberto. Eu podia piscar apenas com o olho esquerdo aquele que estava tampado, o que era muito estranho, rsrs. Ela me pediu pra aguardar que logo o médico viria.

Alguns instantes depois o medico chegou e sentou logo atras de mim, e começou a explicar que faria uma raspagem primeiro, antes disso, foi aplicado mais duas vezes o anestésico. Antes da raspagem ele usou um instrumento que tinha uma forma de circulo do tamanho da córnea, e disse que faria uma marcação. Logo ele começou a raspagem, eu realmente não sentia nada, só via a espatula que ele usava raspando e isso embaçava bastante a visão, acho que durou cerca de um minuto essa raspagem, em seguida ele me disse pra olhar fixamente para a luz verde e não mexer, que ali seria a aplicação do laser. Meu medo era mexer o olho, mas foi tranquilo e rápido, durante a aplicação do laser eu senti um cheirinho de queimado, e senti minha visão embaçada e não via a luz verde nitidamente. Em seguida ele aplicou alguma medicação, sentia como se fosse um jato, acho que pra limpar bem a área, por alguns segundo tudo fica meio escuro, depois disso senti ele aplicando a lente de contato que ficaria ali pelos próximos 5 dias. O mesmo foi feito no olho esquerdo, PORÉM, eu senti um desconforto neste olho, nada insuportável, mas me incomodava ele raspando e depois do laser quando ele aplicou a medicação pra limpar eu devo ter mexido o olho pois ele chamou minha atenção e pediu pra não mexer, eu me concentrei e tentei parar, ele colocou a lente, logo depois tirou os afastadores e em seguida colocou dois tampões transparentes com fita crepe em ambos os olhos. 

Fiquei aguardando até uma das assistentes me ajudarem a levantar, logo fui direcionada para outra sala e pediram pra sentar e aguardar o medico. Senti minha visão melhor, mas muito embaçada ainda. Logo veio o médico, ele disse que seria bom eu ficar com aquele tampão até o dia seguinte, perguntou se estava tudo bem e disse que nos veríamos no dia seguinte na clinica para avaliar como ficou.


Acho válido mostrar uma fotinha depois da cirurgia, não se assustem, rsrs

Depois dali, eu fui embora, usei o serviço do Uber com minha mãe que me acompanhava. Senti uma grande sensibilidade a luz e ardência, principalmente no olho esquerdo, ele lacrimejava um pouco. A caminho de casa tive que ficar com os olhos fechados o tempo todo. Ao chegar em casa apliquei os colírios receitados e tomei um Tylenol caso fosse sentir alguma dor nas próximas horas. Acabei dormindo e ao acordar uma hora depois a sensibilidade havia passado e não ardia mais.

A noite do primeiro dia pós cirurgia, foi relativamente tranquila, sentia umas ardências as vezes, mas dormi tranquila com os tampões como o medico indicou para não correr risco de coçar os olhos durante a noite.

2º dia 

Ao acordar, senti uma grande ardência ao abrir os olhos fiquei um tempo de olhos fechados até passar, levantei, tirei os tampões e apliquei os colírios, senti uma grande sensibilidade a luz, então fiz uso dos óculos de sol dentro de casa. Naquela manhã seria o retorno ao médico. Sentia minha visão bastante embaçada mas via muito melhor do que quando estava sem óculos, é uma visão mais definida porém sem nitidez, bem desfocada. No retorno fui acompanhada da minha mãe novamente, ao chegar na clinica lá estavam as pessoas que tinham operado junto comigo. Na consulta o médico examinou meus olhos no microscópio. Perguntou se eu estava sofrendo muito, eu contei o que aconteceu no dia anterior aquele, e ele disse que era normal e me pediu retorno na segunda para a retirada das lentes.
Nesse dia, até almocei fora com minha mãe, mas com óculos de sol o tempo todo pois a sensibilidade a luz me incomodava muito. Depois fui pra casa, e ao chegar estava morta de sono, resolvi dormir e ainda fiz o uso dos tampões, meus olhos começaram a arder um pouco antes deu pegar no sono. Quando acordei, sentia muita ardência e sensibilidade a luz, e lacrimejava um pouco dos dois olhos. Fiquei assim até a noite e na hora de dormir mesmo, foi quando o bicho pegou. A ardência aumentou MUITO, e eu lacrimejava horrores. Não sabia de onde vinha tanta água dos olhos, ardia até quando ficava de olhos fechados, eu simplesmente não dormi a madrugada inteira, só consegui pegar no sono umas 5h da manhã. Não era uma coisa insuportável, mas era chato e irritante! Acordei as 7h, meus olhos estavam extremamente inchados, fiz o uso dos colírios e voltei a dormir, ainda ardia muito! Quando acordei depois pra comer algo a sensibilidade a luz estava dobrada, qualquer luz acessa me incomodava, até mesmo as luzinhas do roteador que fica no meu quarto me incomodava. Passei praticamente o dia inteiro dentro do quarto escuro com janela e porta fechada. Aquele velho rádio de pilha foi meu companheiro nessas horas. Mais tarde a ardência começou a passar aos poucos e a sensibilidade a luz diminuiu também. Dormi tranquilamente naquela noite.

3º dia

Acordei ainda com fotofobia, a visão pela manhã parece bem nítida, e após a aplicação dos colírios é muito favorável também, mas logo passa e aquela visão embaçada permanece durante o dia, sensação de lente ressecada, talvez melhore depois que retirar as lentes. Consigo ver televisão mas, não por muito tempo, pois a falta de nitidez me irrita as vezes e eu acabo desistindo. Consigo usar o celular mas, com o brilho da tela o menor possível, a visão de perto é bem embaçada. A fotofobia passa um pouco durante o dia e a noite já posso andar sem óculos de sol dentro de casa.

4º dia

Dormi sem os tampões, e acordei com pouca sensibilidade a luz, a visão ainda embaçada. Meus olhos não acordam mais inchados, mas, ainda ficam vermelhos por um tempo. (Este é o dia que escrevo este post, da cirurgia até aqui). É difícil enxergar bem na frente do computador, tive que aumentar as letras e diminuir o brilho. Ainda deixo as luzes apagadas nos cômodos que permaneço por mais tempo, apesar da fotofobia ser menor. Amanha será o retorno ao médico para retirada das lentes e pra ver como esta a cicatrização.

5º dia

Sem fotofobia, visão muito embaçada, sensação de lente extremamente ressecada. Ao retorno no médico ele examinou meus olhos novamente no microscópio e disse que estava muito boa a cicatrização e que já podia retirar as lentes. Após remover, senti minha visão muito embaçada, estava pior do que com as lentes. O médico disse que é normal mas, que a partir dali eu começaria a ver melhor aos poucos. Ele trocou os colírios, e eu faria uso daqueles novos por 30 dias até o próximo retorno. Passei o dia com a mesma visão, muito embaçada e sem nitidez.


Aqui está a foto dos colírios que fiz e estou fazendo uso, lembrando que cada caso é um caso, então o médico vai receitar o melhor para cada paciente. Vou passar o valor em media dos colírios para vocês terem uma base de quanto gastei. Minha cirurgia foi totalmente coberta pelo meu convênio que é a AMIL.

Vigadexa: Antibiótico - R$ 34,99 - Still: Anti-inflamatório R$ 14,99 - Optive: Lubrificante (ganhei uma amostra do médico assim que ele receitou, foi um dos mais caros logo que acabou a amostra R$ 47,99 - (Estes 3 colirios fiz uso até o dia da retirada das lentes, depois disso, só mantive o uso do Optive e o médico acrescentou o Flutinol para fazer uso por 30 dias até o retorno) - Flutinol R$ 24,99

6º dia retorno ao trabalho em 08/03/2016

Sem fotofobia, ainda com dificuldade de ver de longe. Visão embaçada, achei que hoje ficaria melhor, mas sinto uma especie de nevoa branca nos dois olhos. Sinto que o direito esta um pouco mais desfocado do que o esquerdo. No trabalho tive dificuldade de mexer no computador, liguei na clinica e me informaram que eu poderia passar lá pra pegar um atestado do dia. Foi o que eu fiz, afinal dependo do computador pra muitas coisas no serviço. Mas sabia que era normal e que segundo o médico levaria ainda uns 30 dias pra eu ter uma visão 100% boa. Espero que amanhã fique melhor.

7º dia (escrito em 11/03/16)

Visão muito embaçada ao acordar, sem fotofobia. Varias vezes passou pela minha cabeça de que a cirurgia não tinha dado certo, mas tem que ter paciência. Fui trabalhar, mas ainda com dificuldade de ver bem no computador. A partir das 16h da tarde, tive uma melhora significativa na visão, aquela nevoa branca sumiu aos poucos, e eu conseguia ver um pouco melhor. A nitidez não era boa ainda, mas conseguia ver melhor de perto coisas que antes tinha que trazer pra bem junto do rosto pra visualizar melhor. A noite senti uma pressão no olho direito, como se tivessem pressionando minha córnea, não doía, mas era estranho.

8º dia


Achei que ao acordar ainda teria aquela visão boa de ontem a noite, mas tudo embaçado de novo. Ainda me pego acostumada aos óculos colocando a mão no criado mudo em busca deles ao acordar. A partir das 11h começou uma melhora e durante o dia foi mudando lentamente. Ainda com dificuldade de ver bem no computador, tenho a sensação de visão dupla em ambos olhos, não estou forçando muito então procurei fazer outros serviços no trabalho que não envolvesse ficar na frente do pc. Sempre chego em casa do serviço antes de escurecer, então não tinha tido uma experiencia em andar a noite na rua. Dai eu precisei sair com meus pais de carro e os faróis dos veículos em volta me incomodavam bastante, além dos halos. Dormi com a mesma sensação da noite passada, tanto a visão quanto a leve pressão no olho.

9º, 10º, 11º, 12º, 13º dias... (escrito em 15/03/2016)

Visão ruim ao acordar, muito embaçada e ainda com sensação de visão dupla. Ainda com dificuldade de ver bem no computador. A visão melhora um pouco no final do dia, é uma visão relativamente boa se compararmos quando eu ficava sem os óculos, mas ainda sem nitidez para coisas de longe como rostos de pessoas, letreiros. No final da tarde sinto meus olhos muito cansados principalmente no trabalho. Aquela leve pressão nos olhos não apareceu mais nesses dias. As vezes fico preocupada e com medo de que realmente a cirurgia não tenha dado certo, é frustrante! Tive a experiência de entrar em uma farmácia e uma loja de bijuterias, muito ruim ver os objetos pequenos, preciso chegar bem perto pra identificar melhor. Mas vamos aguardar, com a esperança de uma melhora a cada manhã.

14º, 15º dias... (escrito em 17/03/2016)

Senti uma leve melhora ao acordar, não sei bem se é impressão minha mas, senti que minha visão estava menos embaçada. Vejo um pouco melhor no computador, mas ainda uso letras grandes. Cansaço grande nas vistas no final da tarde, porém é no final da tarde que sinto que minha visão é uma das melhores. Vejo bem, melhor que sem os óculos, e um pouco pior do que com os óculos. É diferente dos relatos de pessoas que já fizeram esta cirurgia que ao acordar tem visão boa mas que no final do dia fica muito ruim. Rostos de pessoas de longe ainda sem foco. Sensação de visão dupla ainda permanece apenas no olho esquerdo. Sinto que minha recuperação esta bem lenta, tendo melhoras pequenas a cada dia. Aguardando a tal visão cristal clear que muitos dizem, rsrs. 

25 dias após a cirurgia (escrito em 28/03/2016)

Vejo um grande progresso na minha visão direita, esta quase perfeita! O olho esquerdo estacionou, esta com visão dupla, é o que esta dificultando de ver perfeitamente bem com os dois olhos. Faço testes durante o dia, tapando um olho e outro. Minha visão no direito esta 90% e a esquerda esta em 80%, eu vejo bem com o esquerdo mas sem nitidez, principalmente de perto, não que de longe esteja bom, é como um astigmatismo, ou hipermetropia, não sei bem. Me preocupa as vezes, foi o olho esquerdo que mais senti sensibilidade na hora da cirurgia. Quando pego algo pra ler com letras pequenas, é como se tivesse sombras nelas. Espero que seja normal, e que melhore a cada dia. Tenho um pouco de fotofobia pra sair no sol, bem pouca pela manhã, então uso óculos de sol o tempo todo na rua. A noite os halos prevalecem no olho direito, o que é estranho, pois é neste olho que esta indo muito bem em termos de qualidade de visão, rs. Vai entender não é mesmo? Semana que vem terei retorno e vamos ver o que o médico vai falar.

33 dias após a cirurgia e retorno ao médico (escrito em 05/04/2016)

Dos 25 dias pra cá não tive nenhuma mudança significativa, apenas o direito que parece ter caido um pouco a qualidade de visão que estava, mas bem pouco. Nos últimos dias senti meus olhos bem cansados a noite, ainda mais quando preciso ficar mais tempo em frente do pc no trabalho. Pra quem usa lentes vai entender o que vou dizer agora, pois as vezes tenho a sensação no final do dia de querer tirar as lentes após um dia cansativo, mas não há lentes, rs. Ontem passei no retorno com o oftalmologista. Primeiro ele me perguntou como estava indo a recuperação, eu contei tudo o que estava sentindo nos últimos dias, ele examinou meus dois olhos no microscópio, depois fomos fazer teste de acuidade visual, meu olho direito enxergava as 4 primeiras linhas do quadro, apesar de que a 4ª linha ficava um pouco desfocado, mas conseguia ler. Meu olho esquerdo conseguia ler apenas as 2 primeiras linhas, com um pouco de dificuldade ainda. Ele me explicou que meu olho direito estava com um pouco de hipermetropia e que com o tempo ia passar. Já o esquerdo ele disse que era mais preocupante pois eu havia ficado com um pouco de astigmatismo e que talvez precisaria de retoque, mas que só poderíamos saber e ter certeza disso quando completasse 3 meses de cirurgia que é o tempo de cicatrização total. Terei que fazer acompanhamento enquanto isso, então, vamos aguardar. Espero que nesses próximos 2 meses melhore e que eu não tenha que fazer retoque algum.

No geral, não me arrependo de ter feito a cirurgia. Hoje vejo muito melhor do que sem os óculos. Só o fato de não ter que usar óculos ou lentes já tem sido o máximo pra mim. Consigo fazer coisas no geral, apenas com dificuldade em coisas que exijam mais concertação no computador, ou pra ler algum livro, letreiros de longe com letras pequenas e muito juntas, e rostos de pessoas de longe, mas creio eu que nesses próximos meses irá melhorar. 

Caso eu tenha alguma melhora por esses dias, volto aqui para contar pra vocês, qualquer pergunta deixe nos comentários, e torçam por mim :D

35º dia após a cirurgia (escrito em 08/04/2016)

Falei que voltaria aqui pra relatar caso acontecesse alguma mudança. Notei que logo depois que parei de fazer o uso do colírio Flutinol, que foi no dia do retorno ao médico, minhas vistas de lá até hoje tem melhorado muito. Pela manhã tenho tido aquela tal visão cristal clear, principalmente no direito! É como se eu estivesse de óculos, ou melhor, de lente com visão periférica e qualidade 100%. O esquerdo que havia apresentado astigmatismo, pela manhã parece sumir um pouco. Não tenho mais dificuldade em ver produtos e preços quando estou em uma farmácia, mercado, ou lojinhas de bijuterias. Durante o dia a visão fica realmente boa! Devo dizer que esses dias minhas vistas apresentaram uma das melhores visões que já tive desde o dia que operei. A partir das 17h começa a reduzir um pouco a qualidade, o direito vê halos a noite, e as vezes some. Ainda com vistas cansadas antes de dormir, mas tudo isso é totalmente aceitável. Ainda estou fazendo uso do Optive (lubrificante) durante o dia. Qualquer mudança de novo, volto aqui pra contar.

;D

45º dia

Do 36º dia até aqui minhas vistas tem melhorado dia após dia. Sim, visão perfeita existe! Pela manhã vejo muito bem e até o final da tarde a visão esta praticamente perfeita. Apenas a noite que fica bem cansada, mas isso não quer dizer que eu não veja bem. Vou contar pra vocês minha experiencia a dois dias atrás quando fui ao cinema pela primeira vez após a cirurgia. A sessão iniciou quase as 18h, que é um horário que normalmente minhas vistas reduzem minimamente a qualidade, e é quando tende a pesar e cansar mais os olhos. Pinguei o Optive logo no inicio da sessão para manter os olhos lubrificados, mas, já no começo do filme senti minhas vistas cansadas, e no final então, meus olhos estavam pesados e fiquei com uma leve dor de cabeça, fora isso deu pra assistir o filme sem problema, mas aconselho esperar mais um pouco pra ir ao cinema pois quando cheguei em casa as 22h minhas vistas estavam realmente pesadas e cansadas, mas nada insuportável ta gente? É só dormir que resolve tudo, rs. Ao acordar no dia seguinte, notei que meus olhos estavam bem inchados, mas é uma coisa comum que acontece quando forço mais as vistas durante o dia. O inchaço demora um pouquinho para passar. Outra coisa que notei de uns 10 dias pra cá é que dormir de bruços ou só com o rosto virado de lado é algo que me incomoda as vezes, não consigo permanecer por muito tempo com o rosto amassado ao travesseiro, mas repito não é nada insuportável, apenas um leve incomodo. Pela manhã ainda tenho uma leve fotofobia, mas bem leve. Ainda faço uso dos óculos de sol na rua. Notei que tomar muito sol no dia, me faz ficar com dor de cabeça e as pálpebras superiores um pouco inchadas, mesmo com o uso dos óculos. A fotofobia aos faróis de carro a noite, ainda permanecem. O astigmatismo que havia apresentado no olho esquerdo, espero a Deus que eu não esteja errada, mas parece estar diminuindo, pois eu noto que quando vou ler algo apenas com ele aberto, as letras não ficam tão embaralhadas e com sombras, como eu via a uns 15 dias atrás, mas ainda vejo a presença do astigmatismo nele. Enfim... Por enquanto é isso que queria compartilhar com vocês. Qualquer perguntar, deixe nos comentários ;)

70º dia (escrito em 12/05/2016)

Meus caros, vim contar que de duas semanas pra cá meu olho direito parece ter caído um pouco a qualidade em termos de nitidez. O esquerdo vai bem, mas ainda sinto resíduos de astigmatismo nele. O direito que sempre teve um bom desempenho e sempre esteve a frente do esquerdo, caiu muito nesses ultimos dias, o que me preocupa um pouco. É como se fosse hipermetropia, pois de perto vejo muito bem, mas de longe esta ruim! Letras embaçadas e embaralhadas. Procurei conversar com outras pessoas que já fizeram a PRK, e me disseram que é normal, apesar de eu estar para completar o 3º mês após a cirurgia, me disseram que aconteceu a mesma coisa, e que quando o epitélio começa a fechar a qualidade da visão diminui mesmo, mas que depois melhora. Bom espero realmente que seja isso, e que faça parte do processo de cicatrização. Aquele incomodo de dormir com o rosto de lado, passou, durmo tranquilamente de lado e de bruços. Sensação de halos principalmente no esquerdo ainda permanece a noite. Espero retornar aqui contando que melhorou, me aguardem ;)

90 dias após a cirurgia

Vim contar que desde o ultimo relato que deixei aqui, lentamente o meu olho direito que havia perdido um pouco a qualidade foi melhorando dia após dia. Ainda sinto uma minima falha na qualidade do direito, mas isso se eu tampo o esquerdo e se faço alguns testes, porém com os dois olhos estou vendo muito bem! Percebo que quanto mais eu durmo mais qualidade tenho na visão durante o dia, e menos cansaço. Agora, se forço muito as vistas durante o dia, a noite as vistas ficam bem cansadas e impossíveis de ficar fazendo qualquer coisa que envolva assistir televisão ou ficar no celular. Quando as vistas estão bem cansadas ainda  vejo halos. Tive a experiencia de ir ao cinema de novo, e dessa vez foi um pouco diferente da outra vez que relatei aqui. Consegui assistir o filme tranquilamente sem cansaço algum nas vistas, apesar de que dessa vez eu assisti no período da tarde, após o almoço, pois é a noite que as vistas cansam mais. Quanto Optive (lubrificante) ainda faço uso, mas não com frequência. As vezes tem dias que acabo nem usando, mas tem dias que acordo com os olhos um pouco secos e ardidos, então passo uma vez ou duas durante o dia e fica tudo certo. Bom daqui dois dias estarei retornando ao médico e volto para contar pra vocês como foi ;)

Retorno ao médico:

Na consulta primeiramente fiz exame de mapeamento, logo, o médico me atendeu e perguntou como estava minha visão. Eu disse que nesses dois últimos meses a visão havia melhorado muito, comparado a ultima vez que estive lá. Fizemos o teste de acuidade visual e desta vez conseguia ver muito melhor o quadro, com o direito via até a ultima linha e o esquerdo até a 4ª linha. Logo o médico examinou meus olhos, e foi conferir como estava o grau. Ele disse que tanto o direito como o esquerdo estavam com 0.25 de hipermetropia, e o esquerdo que havia apresentado asgmatismo estava em 0.50. Perguntei sobre fazer retoque como ele havia dito da ultima vez, mas ele disse que quando estive lá meu esquerdo estava com 1.00 de astigmatismo, e que hoje com esses 2 meses, diminuiu e foi pra 0.50, o que já é um resultado excelente! Perguntei sobre o cansaço nas vistas e os halos que ainda via com o esquerdo, o médico disse que é normal, e que levaria um tempo mais para que meus olhos se acostumassem, ele explicou que o miope não força as vistas, e o meu cansaço era isso, o olho esta se adaptando em forçar, mas que com o tempo melhoria. Fiquei muito feliz em saber que não precisaria fazer retoque algum. Estarei passando novamente nele daqui 3 meses. 

No geral, ainda não me arrependo de ter feito a cirurgia, pois estou vendo realmente bem, devo dizer que estou vendo igual quando estava com os óculos ou as lentes. Descobri que enxergo letreiros de longe e com letras pequenas que pessoas com óculos não conseguem enxergar. Isso é mais do que ótimo!


6 meses

Parece que foi ontem que estava no primeiro mês após a cirurgia naquela grande agonia e incertezas de que a cirurgia não tinha dado certo. Mas, olha onde estamos 6 meses após a cirurgia hoje posso dizer que ter feito a PRK foi a melhor decisão que já tomei em toda minha vida! Estou vendo 100% bem, minha visão esta perfeita! O cansaço não existe mais e a única coisa que ainda prevalece são os olhos secos. Ao passar na consulta com meu oftalmo no ultimo dia 05/09 após alguns testes de acuidade visual, ele disse que meu olho direito está zerado e apenas o esquerdo estava com 0,25 de astigmatismo e que na verdade nem da pra se notar. Contei dos olhos secos e ele me disse que é perfeitamente normal e que levaria um tempo mais para a secura nos olhos passarem e que eu poderia continuar fazendo o uso do OPTIVE, que a propósito da uma grande aliviada. Relatei para ele também que às vezes quando estou dormindo e abro os olhos repentinamente ocorre uma grande ardência nos olhos (geralmente o esquerdo ou o direito, nunca os dois) e que meus olhos ficam lacrimejando por alguns minutos, ele também disse que é normal e que isso acontece pela secura ocular. 

Enfim, estou aqui apenas para relatar como esta minha visão com 6 meses após a cirurgia, e se você ainda estiver com duvidas se fará ou não, eu realmente recomendo que faça, apenas aconselho a ter paciência, muito paciência, pois se você leu todo meu processo de recuperação notou que não foi fácil e que duvidas, incertezas e arrependimentos surgiram nos 35 primeiros dias, mas tenha em mente que a PRK tem uma recuperação mais lenta, mas que os resultados depois são surpreendentes e vale muito a pena.

1 ano após a cirurgia

Vejo perfeitamente bem! No retorno ao médico com 1 ano fiz o teste de acuidade visual, consegui ler todas as letras do quadro, na terceira linha o médico disse que poucos conseguem enxergar após a cirurgia mas consegui ler tranquilamente e ele disse que os resultados estão acima da média! O que me deixou mega contente! Olhos secos ainda permanecem mas não tanto quanto antes, ainda uso o Optive principalmente quando preciso usar mais o computador ou televisão, mas basta uma aplicação e já fica ótimo! Tem dias que nem faço uso. Estou super feliz com os resultados, exergando 100% bem!

Qualquer dúvida é só me chamar nos comentário ;) 

32 comentários:

  1. Oi Marcela! Tudo bom? :)
    Meu nome é Felipe, sou fotógrafo e vou operar dia 25 deste mês. Muito importante ler seu relato para eu me sentir menos perdido. Muito obrigado!

    Vou ter que voltar a trabalhar uma semana depois então já vou me preparar psicologicamente hahaha. O pesado é que trabalho a noite, dependo da visão completamente e nos eventos o que mais tem são luzes piscando.

    Me preocupei um pouco sobre você não ter recuperado a visão em 3 meses, achei que já deveria estar 100%!!

    Só por curiosidade, como é seu olho? O meu é bem "achatado" e o médico disse que talvez por isso o grau possa voltar um pouco :/

    Boa recuperação pra gente!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felipe, td bem e com vc?

      Tbm mexo com fotografia, mas não trabalho profissionalmente. Ainda não completei 3 meses certinho, e esta dentro do normal, pois muitas pessoas levam de 3 a 6 meses para ver 100%

      Apenas meu olho esquerdo que tem a corneá mais fina, foi o q ficou com resíduos de astigmatismo, o que atrapalha muito em ver coisas nitidez, é tudo muito embaralhado. Uma semana depois que eu operei, ainda via muito mal, principalmente quando eu tirei as lentes protetoras, passei a ter visão relativamente boa, com 35 dias depois. A noite a visão é desfavorável, andar de carro (eu não dirijo) é muito ruim, as luzes dos faróis de carro incomodam bastante. Mas, vai de pessoa pra pessoa, pode ser que sua recuperação seja um pouco diferente da minha.

      Mas já te digo que se sua recuperação for igual a minha, infelizmente vc terá um pouco de dificuldade no seu trabalho, as vistas ficam bem cansada a noite, essa coisa de usar apenas um olho para fotografar olhando no liveview pode ser que vc tenha um pouco de incomodo, e como vc disse que terá luzes piscando pode ser um outro problema pra você.

      Mas enfim, é o que disse, vai de pessoa pra pessoa, não quero te assustar, mas to jogando a real pra você se preparar.

      É uma pena que talvez seu grau volte, mas vamos confiar que não aconteça isso ;)

      Eu não me arrependo de ter feito a cirurgia, vc só precisa estar preparado para ter muita paciência para ver os resultados e isso leva tempo.

      Qualquer duvida só perguntar!

      Obrigada.
      Beijo

      Excluir
  2. Não consegui ler tudo, mas fico feliz que deu tudo certo pra sua cirurgia!
    Beijos!
    www.blogdajessica.com.br

    ResponderExcluir
  3. também fiz essa cirurgia. melhor coisa da vida

    ResponderExcluir
  4. Nossa, você acalmou meu coração. Ficou muito bom o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Michele, esperto ter ajudado ;)

      Excluir
  5. Rafael

    Muito bom o post, estou com 3 meses e meio e estou passando por tudo isso. Bom saber que ficou tudo bem com você.

    ResponderExcluir
  6. Também gostei do Post estou com 45 dias e tem variado muito, um olho zerou o direito está com 1 de astigmatismo mas zerou a miopia, vc espero que deminua ou zere também.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,

    Nossa! Muito bom seu texto Marcela! Estou no meu 16° dia após cirurgia e sinto a visão bem embaçada, as vezes ainda com névoa, e sombras! Fiz a correção de astigmatismo nos dois olhos, e vou te dizer que estou ansiosa para ter a tal visão 100%, e fiquei preocupada porque vejo que ao passar dos dias sinto pouco melhora, e as vezes quase nenhuma, sabe!? Mas, posso te garantir que teu post me deixou mais tranquila, e agora vou esperar completar meus 30 dias pós cirurgia para ver como estará minha visão! Ainda faço uso do flutinol e também lubrificante! Acho estranho o fato que dormir a visão descansa, mas a minha também seca um monte, acordo com ela bem seca, normal né!?

    Obrigada por detalhar cada momento da sua recuperação pós cirurgia, vai ajudar muitas pessoas, assim como me tranquilizou, um pouco! rsrs

    Beijos Melissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa, que bom que gostou do post. E quanto a sua pergunta dos olhos secos, até hoje com 8 meses após cirurgia ainda uso o Optive Lubrificante, nos dias mais secos principalmente é quando mais uso, e ainda assim as vezes acordo com os olhos secos e vermelhos. Mas segundo o médico é normal!

      Espero que sua recuperação ocorra tudo bem, volte pra nos contar ;)

      Até mais!

      Excluir
  8. Ain... estou prestas a marcar minha PRK e já vi que a recuperação não é nada fácil. :|
    Trabalho o dia todo na frente do computador. Acho que o ideal seria fazer a cirurgia nas férias, mas não aguento de tanta ansiedade pra me livrar dos óculos e lentes de contato. Não vejo a hora de ir a praia e não me preocupar com as lentes de contato.

    ResponderExcluir
  9. Ain... estou prestes a marcar minha PRK, mas já to sofrendo com a recuperação... rsrsrsrs
    Acho que o ideal seria fazer a cirurgia nas ferias, mas estou mt ansiosa pra me livrar dos óculos e da preocupação com as lentes de contato quando vou a praia... Boa sorte e mta paciência a todos nós!

    ResponderExcluir
  10. Amei seu post! Parabéns por detalhar tão bem as fases da sua recuperação, com seus medos, dúvidas e vitórias!!!! Estou no 33º dia da cirurgia de prk e admirada por estar passando exatamente por tudo conforme vc relatou (até com relação ao olho esquerdo, que não vejo tão bem como o olho direito). Espero que no sexto mês, esteja como vc, vendo tudo perfeitamente!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Marcela! Adorei seu post! Estou no 15° dia, confesso que vim aqui no google tentat achar respostas pq a visão dupla me incomoda, e depois que tirei as lentes parece que a visão esta pior. Ainda bem que encontrei seu post, agora estou super tranquilo. Uma pergunta, o médico passou o colirio lubrificante, conforme receitado 3 vezes ao dia e semana que vem somente 2 vezes, porém trabalho no ar condicionado e computador e meus olhos ressecam muito, ficam um pouco vermelhos e estou aplicando mais vezes que o receitado, caso contrário não aguento trabalhar. Com vc foi assim tambem?

    ResponderExcluir
  12. Olá, que bom q esta mais tranquilo depois de ler meu post. Com relação ao lubrificante hoje com 10 meses após a cirurgia ainda faço uso do Optive (lubrificante) mas nao o tempo todo. Tem dias q minhas vistas estao mais secas talvez pelo tempo seco, e ai acabo pigando umas duas vezes no dia e ja fica otimo! N trabalho em local com ar condicionado, mas uso o computador a maioria do tempo. O ar condicionado contribui pros olhos ficarem mais secos e o uso do computador tbm influencia e nao vejo problema algum em vc usar mais do q o receitado. Teve dias q usava de 5 a 7 vezes no dia. Meu medico disse q eu poderia usar quantas vezes fossem necessárias, isto também esta escrito na bula do medicamento. Mesmo assim quando retornar ao medico tire essa duvida com ele também ;) Boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Fiz um blog para ajudar quem quiser operar pela UNIFESP, lá custa R$ 750,00.

    http://refrativaunifesp.blogspot.com.br/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Fiz a cirurgia Prk há 2 meses. Estou enchegando muito bem,porém o uso do computador no trabalho tem causado irritação nos olhos, ardência e um pouco de vermelhidão.

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcela!
    Muito obrigada pelo relato... Me ajudou bastante, hoje completam 18 dias que fiz a cirurgia, e do 13° para cá entrei em desespero pois estava enxergando quase 100% e vem diminuindo, mas vi no seu relato que essa oscilação é normal, o médico também me avisou, além disso enxergo perfeitamente de um olho, o outro tá bem embaçado!!
    Estou bem ansiosa pelos 100% ;!

    ResponderExcluir
  16. Olá Marcela Bom dia, farei meu procedimento em 11/05/2017 na UNICO e também será técnica PRK, fiquei muito mais tranquila após ler seu post contando usa experiência. Muito obrigada por compartilhar fiquei feliz pelo seu resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Lá é um hospital muito bom! Boa sorte na recuperação. Quando precisar é só chamar ;)

      Excluir
  17. Olá Marcela, fiz a PRK dia 16/03/2017 e minha recuperação está idêntica à sua. Sempre que sinto uma melhora ou piora, volto aqui no seu post e vejo que aconteceu a mesma coisa com você e no mesmo tempo, isso tem me ajudado muito a ter paciência rss. Hoje vi que você postou sobre a consulta de 1 ano. Parabéns pelo seu resultado, praticamente zerado!! Estou com 43 dias e ainda sinto a oscilação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. fico feliz em estar ajudando com meu post! Queria poder ter tido um post assim durante minha recuperação, rsrs, mas enfim! Espero que pra você a cada dia melhore assim como foi comigo! Qualquer duvida, só me chamar! Deus abençoe ;)

      Excluir
  18. Boa noite TD bem !
    Muito bom os seus relatos fiz minha há cirurgia dia 13/04 hoje estou no 16 dia porém estou preocupada pois ainda tenho dificuldade para enxergar de longe e minas vistas ficam bem embaçadas com você foi desta mesma forma ? Às vezes me questiono será que deu certo enfim tenho retorno no dia 10 mais sinto que o processo está lento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi a mesma coisa, passei a ver bem após 35 dias da cirurgia! Ficava com o mesmo questionamento na cabeça, mas tem que ter paciência! ;)

      Excluir
  19. Oii Marcela!

    Ouvi algumas pessoas dizendo que após o tempo de recuperação, os olhos ficaram sensíveis a luz solar. Como você se sente em relação a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Respondendo sua pergunta até os 6º mes eu ainda sentia muita sensibilidade a luz e saia sempre com oculos de sol, hoje apos 1 ano eu ainda uso, meus olhos realmente não aguentam muita luz, não é algo insuportável, mas a sensibilidade existe sim! Tanto a luz solar, como celular com luz muito forte ou coisas do tipo.

      ;)

      Excluir
  20. Marcela, fiz a cirurgia está com cinco dias, nos dois primeiros dias foi horrível, muito ardor e lacrimejamento, que passaram no terceiro dia, mas a visão turva e fotofobia permanecem, hoje retirei as lentes mas não notei mudanças, usar o computador é complicado mesmo. Vim em busca de posts sobre a cirurgia porque meu cirurgião deixou de esclarecer várias dúvidas, (nesse quesito ele deixou muito a desejar, infelizmente alguns médicos só querem ganhar seu dinheiro e não tratam os pacientes com empatia), enfim, já fiz a cirurgia e agora minha preocupação é com a recuperação. Daqui há cinco dias retorno ao trabalho, costumo dirigir e minha rotina é bem puxada para voltar a usar coletivos, no momento a maior preocupação é em saber quando estarei confortável para volta a dirigir e realizar leituras, assistir vídeos no notbook, pois tenho milhares de coisas para estudar. rsrs
    Se alguém puder compartilhar alguma experiência na direção em pós-operatório, agradeço.

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Ainda estou passando pelos procedimentos de autorização para realizar a cirurgia, porem ainda tenho muitas duvidas quanto ao pós operatório. Estou buscando informações se existe algum relato de casos que não foram bem sucedidos... Alguém saberia me informar?
    Resido no interior do Maranhão e não tenho muitos relatos desses procedimentos...

    ResponderExcluir
  22. Olá Mônica! Não aconselho você a dirigir nos primeiros 30 dias sobretudo a noite. Fui inventar de dirigir com 20 dias de cirurgia, a visão estava ruim mas eu achava que dava pra dirigir (empolgado para testar a nova visão) e então saí à noite. Resultado: Encostei o carro na calçada e ganhei um parachoque amassado (2 dias com carro na oficina para deixar de ser apressado kkk). Nos primeiros 30 dias a visão oscila muito a qualidade e isso fazia eu perder noção de espaço e perder a concentração. Sua visão só vai começar a melhorar mesmo depois de 30 dias, não se engane, vai COMEÇAR a melhorar. Não esquecer do colírio, óculos de sol e evitar coçar. Não se preocupe os resultados vão aparecer. Espero ter ajudado. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  23. Marcela, muito obrigada pelo seu post, confesso que me ajudou bastante!! Tenho 12 dias operada, mas ainda estou com as lentes, pois o médico disse que não cicatrizou 100%. De manhã acordo bem, mas depois parece que piora tudo ... meus olhos estão muito embaçados , isto me preocupa e me agonia.... é normal mesmo ??? Me identifiquei ainda mais na parte que vc falou que acorda repentinamente...nossa, 3 noites seguidas que acordo assim, isso ainda acontece com vc??
    Mais uma vez obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid, com 12 dias eu ainda via muito mal, passei a ver bem após os 35 dias da cirurgia. Quanto a acordar repentinamente e ficar os olhos ardendo ainda acontece de vez em quando. Procure passar o lubrificante antes de dormir, as vezes ajuda! Boa sorte e qualquer dúvida é só chamar ;)

      Excluir
  24. Eu operei duas vezes no método PRK. Depois de alguns meses as minhas vistas Ficaram boas após a cirurgia porém Depois de um ano da primeira cirurgia as minhas vistas ficaram muito embaçadas então voltei ao médico oftalmo e ele me operou pela segunda vez, então passei todo processo de novo e minhas vistas ficaram limpas de novo, então para minha surpresa depois de sete meses da segunda cirurgia as vistas estão embaçando de novo liguei para meu oftalmologista hoje reclamando, porem não houve interesse da parte dele em me ajudar, e tbm deu a entender que como já se passou algum tempo da cirurgia isto não é mais problema dele, então vou procurar outro oftalmo para entender porque minhas vistas melhoram com a operação e depois voltam a piorar, e fora que mesmo se passando quase um ano da segunda cirurgia as vistas ficam muito secas, tenho que usar colírio diversas vezes, (optive). Eu tenho miopia e astigmatismo e antes das cirurgias eu tinha um pouco mais do que três graus

    ResponderExcluir

A Blogueira

 photo mah 2223333 branco coraccedilatildeo 2_zps5lveihlu.png
27 anos, Ama Deus, família, amigos, ouvir música, viajar, cinema e fotografar. "A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio, você tem que se manter em movimento...'' ;)

Seguidores

Menu





Tecnologia do Blogger.